Na última semana a chamada “grande mídia” do nosso Estado tratou de dar ampla publicidade a uma suposta inclinação do Governador do Estado Camilo Santana de implantar no município de Morava Nova um Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe. O JORNAL CEARENSE apurou que o lugar onde seria implantado o equipamento, poderia ser doado por um grande empresário do setor de laticínio, que possui uma grande fábrica em Morada Nova, conforme foi noticiado.
De acordo com o apurado, a ideia do Governo de instalar um aeródromo na região, seria a de atender as necessidades dos negócios que a circulam no Vale, como a exportação de frutas, o turismo Business, os negócios da Chapada do Apodi, além de servir de apoio para o Hospital Regional Vale do Jaguaribe, instalado em Limoeiro do Norte.
Disse Camilo em reportagem do Jornal O Povo: “Já que o Hospital está em Limoeiro do Norte e a Central de Abastecimento, a Ceasa, ao que tudo indica possa ser em Russas, o aeroporto ficaria em Morada Nova”, anunciou o governador do Estado.
A reportagem do JORNAL CEARENSE apurou junto a moradores do Vale do Jaguaribe, que, grande parte dos negócios empresariais da região estão concentrados em Russas, Limoeiro do Norte, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Jaguaribe, cidades do Vale que margeiam a BR-116, contrariando frontalmente a lógica da possível escolha do município de Morada Nova.
Se a intenção do Governo do Estado seria facilitar fomentar o desenvolvimento do Vale do Jaguaribe com a implantação do Aeroporto em Morada Nova, contraria toda a lógica de estudos.
Senão vejamos, o pretenso local escolhido em Morada Nova (doado por um empresário que possui uma fábrica pertinho), está no meio do sertão, distante: 40km do Hospital Regional Vale do Jaguaribe; fica também há 80 quilômetros da Chapada do Apodi Quixeré/Limoeiro do Norte (local onde estão os grandes negócios da região – Exportadores de Frutas, Cimenteiras, Parques Solares, etc); também há cerca de 70Km do Polo Metal Mecânico do município de Tabuleiro do Norte; 75 km de Russas (CEASA e Perímetro Irrigado); 150km de Jaguaribe, que é “polo moveleiro e de produção de queijo”.
Assim sendo, o governador Camilo Santana pode até persistir em instalar um aeroporto na cidade de Morada Nova, mas só não poderá dizer que será do Vale do Jaguaribe atendendo o turismo de negócios. Seria o Aeroporto de Morada Nova, para atender sabe-se lá que interesses.
O JORNAL CEARENSE apurou ainda que a SOP – Superintendência de Obras Públicas do Ceará já vinha realizando estudos para implantação do equipamento às margens da BR-116, num local que atenderia prontamente as eventuais necessidades do Hospital Regional e da rede de Saúde da Região, já que o Hospital Regional da UNIMED e o Hospital São Camilo, instalados em Limoeiro do Norte, estão passando por grandes ampliações em suas instalações , como também atenderia muito mais facilmente os negócios das cidades do Vale do Jaguaribe que margeiam a BR-116, que concentram mais de 80% da riqueza da região.
ENTÃO, A QUEM INTERESSARIA O AEROPORTO EM MORADA NOVA?
Talvez tentado a atender acordos políticos, já que ano que vem tem eleição o Governador Camilo Santana ao invés de tomar decisões atendendo a questões técnicas poderia autorizar a construção de uma obra dessa natureza no local errado, o Governo estaria assim construindo um grande “elefante branco” com o dinheiro do contribuinte.
ESTAMOS DE OLHO VALE DO JAGUARIBE!